domingo, 23 de fevereiro de 2014

alinhamento do cabeçote dianteiro

 para o carro andar reto sem puxar para um lado nem para o outro é necessário fazer o alinhamento do cabeçote dianteiro
 o primeiro passo foi levar a suspensão dianteira para a oficina Tornocar que é especializada em suspensão e caixa.  lá o quadro foi endireitado e conferido em régua própria para esse fim.
esse tipo de suspensão tende a se curvar para trás com o passar dos anos devido a ação dos freios
 Já com o quadro firmemente preso pelos 4 parafusos no cabeçote(que está ponteado ao chassi) é feito a medição, o esticador foi usado para corrigir os poucos milímetros de diferença entre a suspensão dianteira e a traseira.
Com a posição correta , foi soldado duas cantoneiras para fixar o conjunto antes da solda definitiva
foi soldado com cordoes de 40/50mm de comprimento intercalando os lados até chegar ao topo para evitar torção do conjunto
 tão importante quanto a distancia entre centro das suspensões é o alinhamento horizontal
o chassi é parte mais importante do carro , pois segura toda a mecânica
só no alinhamento foram 5 horas de trabalho, recompensados com míseros 0,5 mm de variação

2 comentários:

  1. Caro Colega,
    Preciso das medidas de referência do chassis do fusca, estou em fase final de montagem e somente agora percebi que o chassis está desalinhado.

    ResponderExcluir
  2. Amigo, estou trocando o cabeçote de meu fusca, por favor os senhores podem me passar as medidas corretas entre as suspensões e a medida vertical.???
    de antemão, eu agradeço.

    ResponderExcluir