domingo, 24 de abril de 2016

montagem motor 1600

 a hora que requer maior atenção na montagem do boxer


 não é preciso mais cola do que isso para fechar o motor,  já vi videos em que o cidadão ensopa toda a região do mancal chegando a encostar na bronzina. quando se fecha e aperta os parafusos o excesso de cola é expulso para todos os lados inclusive no canal de lubrificação da bronzina. já desmontei dois motores com esse canal parcialmente obstruído prejudicando muito a lubrificação
 o mesmo nos demais  mancais





 hoje  Sabó , Victor Reinz só na lembrança
  
 bomba de óleo, buchas, bronzinas de bielas e parafuso do volante foram as únicas peças novas no motor

motor 1600 com bloco de 1300

 esse é um bloco ou carcaça de motor 1300 BF, já estava com kit 1600 mas com cabeçotes de entrada simples e prisioneiro M10 grosso como ele tem medida baixa de mancal + 1mm  66mm (STD 65) instalei as buchas M12 x 8mm  em carcaças com medida de mancal muito alta acima de 2,5mm não vale apena investir a não ser que o numero do motor esteja no doc
 o motor tinha pouca sujeira dentro e não foi feito nenhum serviço de retifica
foi lavado com gasolina e lava jato


 essa sujeira é de apenas um furo não sai com química nenhuma e não e visível
para limpar só desse jeito ai  broca prolongada
 o virabrequim foi trocado o que estava no motor tira uma bronzina de biela prestes a fundir
a falta de lubrificação tambem matou a medida no moente estava com 0,05mm abaixa de medida
 esse eu tinha em casa tem 54,74mm  0,01mm de desgaste  STD 55mm   primeira retifica 0,25mm o mancal fica com 54,75mm



 bronzinas de mancal não foram trocadas o desgaste era baixo


bronzinas de comando com canal interno pena que não pude usa las por que o comando ficou com 0,2mm de folga axial normal é 0,03/0,05mm